PEÇAS ORIGINAIS OU PARALELAS?

Quando você levar o seu veículo para o departamento de serviço da concessionária para reparos, você sabe que está recebendo peças Original Equipment Manufacturer (OEM), também conhecidas como peças Genuínas No Brasil. No entanto, se você levar seu veículo a uma loja independente, você provavelmente pode optar entre peças genuínas, originas e paralelas. Há algo de errado com isso? Será que uma parte menos cara significa uma parte de mais pobre qualidade? E em que situações você deve usar apenas peças originais?

Para responder a essas perguntas, nós criamos uma lista de vantagens e desvantagens para ajudar você a tomar uma decisão mais informada ao escolher quais partes entram em seu veículo. Desta forma, é possível encontrar um equilíbrio entre custo e qualidade.

Peças paralelas
Uma peça de reposição é qualquer parte de um veículo que não é proveniente da fabricante. Se as peças são peças de substituição direta, elas não vão anular a garantia. Tais peças funcionam com a mesma qualidade que as genuínas, ou, em alguns casos, são até melhores do que a original. Ao comparar preços ao redor, certificar-se que você está lidando com um bom mecânico e solicitar peças de reposição de alta qualidade são duas necessidades para não ter dores de cabeça.

Vantagens das peças paralelas

Mais baratas

As peças de reposição são geralmente mais baratas do que as peças OEM. Quanto você economiza varia por marca. Pesquise para encontrar o melhor preço e para ter uma ideia do quanto a parte que você precisa comprar normalmente custa. Se o preço de uma peça parece bom demais para ser verdade, faça perguntas sobre a sua qualidade.

A qualidade pode ser igual ou maior do que peças genuínas

Em alguns casos, você pode acabar com uma parte melhor do que a original. As empresas de peças paralelas fazem a engenharia reversa, e trabalham os pontos fracos da peça. Por exemplo, quando uma montadora projeta suas pastilhas de freio, tem que encontrar um equilíbrio entre custo, durabilidade, níveis de ruído e desempenho. Se você quiser um melhor desempenho e não se importa um pouco de barulho de freio adicional (algumas pastilhas de freio rangem mesmo que elas estão parando o veículo de forma eficaz), uma pastilha paralela pode ser sua melhor escolha.

Mais variedade

Há centenas de empresas que fazem peças de reposição/paralelas. Algumas se especializam em partes específicas, e outras empresas fazem quase qualquer parte que você possa pensar. Mais variedade significa maior variedade e uma ampla gama de preços.

Melhor disponibilidade

Você pode andar em qualquer posto de gasolina, loja de auto peças ou mecânico local, e eles são obrigados a ter uma peça que se encaixa no seu veículo. Isso lhe dá mais opções sobre onde leva-lo para o serviço, além de uma maior gama financeira para comparar preços.

Podem ser genuínas

Algumas das fabricantes de peças paralelas são as mesmas fabricantes de algumas peças para as montadoras. Só que ao ir para o mercado, elas ganham a denominação de peças originais ou até mesmo, paralelas, só que com um preço muito mais em conta (na maioria das vezes). A qualidade, encaixe e tudo mais é basicamente a mesma que a peça genuína do veículo.

Desvantagens das peças paralelas

A qualidade varia muito

O ditado “você ganha o que você paga” soa verdadeiro aqui. Algumas peças de reposição são inferiores devido à utilização de materiais de qualidade inferior. Fique com marcas de reposição que você está familiarizado ou são recomendadas por um mecânico de sua confiança, mesmo que essas peças custem um pouco mais.

Opções até demais

Se você não estiver familiarizado com as marcas paralelas, a seleção pode ser esmagadora, e há alguma chance de que você possa obter uma parte má qualidade. Mesmo uma peça tão simples como uma vela de ignição pode ser feita por dezenas de diferentes empresas e vem em inúmeras variações. E até mesmo as peças de fabricantes conhecidas podem ter qualidades variável entre elas, como por exemplo, uma fabricante que fabrica válvulas termostáticas excelentes mas bombas de água de péssima qualidade. Consulte o seu mecânico para um conselho ou simplesmente fique com a parte genuína quando a diferença de preço não é significativa.

Pode não ter uma garantia boa

Para manter os custos baixos, algumas peças de reposição são vendidas com uma garantia não tão boa. Mas geralmente, as fabricantes tendem a dar pelo menos um ano de garantia para as peças. Menos do que isso, é hora de começar a desconfiar.

Peças Genuínas

Peças genuínas são feitas para a fabricante do veículo, podendo ser fabricadas pela fabricante ou por empresas terceirizadas. Quando é feita por uma terceirizada e vendida no mercado paralelo, a peça é chamada como “original”, mesmo sendo também genuína. Peça genuína é só aquela comprada com a marca da fabricante do veículo.

Vantagens das peças genuínas

Mais fácil de escolher

Se você vai para as peças de balcão em uma concessionária e pedir para qualquer parte, normalmente você vai obter apenas um tipo. Você não precisa se preocupar em avaliar a qualidade de diferentes marcas e preços. Há algumas poucas variações, como kits esportivos ou para uso off-road.

Maior garantia de qualidade

A peça genuína deve funcionar exatamente como a que você está substituindo. É a peça com a qual o veículo foi fabricado com e fornece uma paz de espírito em sua familiaridade e desempenho.

Vem com uma boa garantia

A maioria dos fabricantes de automóveis dão uma garantia mínima de um ano, com algumas marcas e peças podendo ter até 5 anos de garantia. E se você pegar o seu carro reparado na concessionária, eles costumam dar a garantia sobre o trabalho também.

Escolhendo as peças certas para seu veículo
Com tantas opções no mercado, você pode até ficar confuso em como escolher suas peças. Mas comece sempre pelo seu mecânico e dificilmente algo dará errado. (Foto: mazdaservicebakersfield.com)

Desvantagens das peças genuínas

Mais caras

Peças genuínas geralmente custam mais do que uma peça paralela e até que a peça original, que é a mesma peça genuína, quando fora do balcão da concessionária. Peças genuínas tendem a custar cerca de 60 por cento a mais, podendo chegar a valores estratosféricos em caso de peças importadas. Mesmo com os comerciantes das concessionárias tentando competir com as lojas de peças originais e paralelas, fica difícil encontrar preços que não são tabelados, a não ser em promoções e queimas de estoque.

Precisam ser compradas nas concessionárias

Embora existam outras formas de compra de peças Genuínas (online, lojas de marca, etc), a maioria das pessoas vão a uma concessionária para comprar suas peças do carro. Isso limita o número de lugares onde você pode comprar. Você pode solicitar as peças de seu mecânico local, mas pode levar mais tempo para obter o seu veículo reparado se as peças tem que ser encomendadas, o que acaba encarecendo também o serviço final.

Qualidade pode não ser superior

Você paga o dinheiro extra para uma peça genuína, na esperança de que seja muito melhor do que uma peça de reposição. Mas isso pode não ser sempre o caso. Como mencionamos anteriormente, algumas peças paralelas são iguais ou, em alguns casos, melhores do que peças originais. Então você pode estar pagando extra apenas pela marca.

Quando você deve pedir apenas por peças genuínas?
Quando se trata de reparos de colisão, certifique-se que você está recebendo as peças genuínas, uma vez que peças de carroceria e carenagem paralelas podem não se encaixar corretamente ou não tem segurança suficiente para proteger seu veículo de futuras colisões. Além disso, peças genuínas/originais podem deixar seu veículo desvalorizar menos, caso você queira vendê-lo no futuro.

Devo escolher peças paralelas, genuínas ou originais?
Todas as peças paralelas não são criadas iguais, mas todas as peças originais/genuínas são. Isso cria seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. Se você está familiarizado com uma série de marcas ou trabalha em seu próprio veículo, com peças paralelas você pode economizar muito dinheiro. Se você não estiver familiarizado com as marcas paralelas, prefira comprar tudo na concessionária ou pelo menos perguntar qual a fabricante da peça original de um veículo, buscando encontrar então o melhor preço.

[Fonte: Carro de Garagem – www.carrodegaragem.com]

RETÍFICA TOTAL OU PARCIAL?

Quando o motor de seu veículo está em funcionamento, as peças internas do sistema ficam em constante atrito, o que acarreta em muito esforço e um trabalho sempre em grandes temperaturas.

Tudo isso auxilia no desgaste das peças, o que é muito normal. Quando o seu automóvel chega a uma quilometragem muito alta, acima de 200 mil km, por exemplo, há a necessidade de retificar o motor.

Quando se retifica o motor, o processo pode ser parcial ou completo. Quando o mecânico fala que vai retificar a parte de baixo do motor, isso quer dizer que ele vai fazer a restauração da parte do sistema que conta com as camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim. Na parte de cima do mesmo, você encontrará o cabeçote que conta com guias, válvulas, sedes e também a substituição do comando de válvulas.

Um mecânico qualificado vai fazer um minucioso exame do funcionamento do motor de seu veículo e, assim, poderá orientar qual a melhor solução para a retifica.